Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62237 )

Cartas ( 21334)

Contos (13264)

Cordel (10450)

Cronicas (22537)

Discursos (3239)

Ensaios - (10367)

Erótico (13570)

Frases (50635)

Humor (20031)

Infantil (5434)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140810)

Redação (3307)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6192)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->500 anos de quê? -- 15/04/2000 - 15:48 () Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasil, 500 anos. Hoje em dia só se fala nisto. Um governo e uma mídia nos mostrando um país difícil de se engolir. Infelizmente, comemora-se 5 séculos de descobrimento com os olhos voltados apenas para as coisas positivas ocorridas e/ou existentes, esquecendo-se da nossa realidade, que é dura e injusta. Um Brasil de duas faces, a boa e a cruel.

Vivemos num país festeiro, que promove comemorações belíssimas como o Carnaval. Nele, podemos nos divertir, nos exaltar, esquecer dos problemas. Ah! Como esta terra, é produtiva, que fauna e flora riquíssimas. Temos espécies raras de animais e plantas com uma beleza de dar inveja a qualquer um. Na parte artística, nem se conta quantos talentos. São tantos músicos, atores, escritores com obras importantes que, muitas vezes, são reconhecidas mundialmente. Pena que não é a isso apenas que se resume este Brasil.

Temos uma sociedade injusta, onde o poder é exercido por mãos de minoria, mãos de ricos, que têm os olhos voltados apenas para si próprios, esquecendo-se da maior classe, o povo. Há uma roubalheira enorme por parte de nossos governantes, que pouco ligam para nós, cidadãos decentes, que pagamos em dia nossos impostos e temos direito a melhores condições de vida. Cada vez mais se vê pessoas morrendo em portas de hospitais, pois não há quartos nem médicos na mesma proporção de doentes. Crianças não conseguem entrar numa escola, pois não há vagas, e o índice de analfabetismo cresce e nos assusta.

Temos um salário mínimo vergonhoso, que não condiz com os gastos de uma família, fazendo-a passar pelo terror da fome. FOME. Não existe sofrimento maior do que não Ter um prato de comida, enquanto nossos burgueses comem até não mais aguentarem e jogam fora restos que poderiam alimentar milhares de seres humanos.

Como acreditar num país que não cuida da maior floresta do mundo, que oficializa como esporte a prática de rodeios, que se abastece de produtos americanizados, desprezando nossa produção, julgando-a inferior. Sem contar no preconceito racial, o que é uma incoerência, pois quase metade de nosso povo é negro. Não preservamos nossos monumentos, nossa natureza, nossa cidade.

Enquanto isso, a quarta maior rede de televisão do mundo promove uma série de eventos comemorando nossos 500 anos, mostrando ao povo como o nosso país é rico e bonito, fechando os olhos para a realidade. Não há motivos para festas. São quinhentos anos de invasão e injustiça, que só terminarão quando o povo descobrir seus direitos de cidadão, protestando e exigindo um Brasil melhor. Tenho 17 anos, e cresci ouvindo que nós, os jovens, seríamos o futuro do país. E está na hora de mostrarmos que somos capazes de dar a este povo melhores condições de vida.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui